top of page

A independência do Brasil, decretada em 7 de setembro de 1822, completa hoje 200 anos.

  • Foto do escritor: Jornal Estancia  de Atibaia
    Jornal Estancia de Atibaia
  • 7 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

independência do Brasil
independência do Brasil, 200 anos

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Mobilização cívica começa às 9h na Esplanada dos Ministérios em Brasília.


Hoje (7) completam-se 200 anos do dia em que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, separando o país definitivamente de Portugal. O Bicentenário da Independência chega após dois anos sem a realização do tradicional desfile de 7 de Setembro devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. Mas, se em 2020 e 2021 o desfile não pôde ser realizado, hoje haverá uma grande mobilização cívica para celebrar a data.


No primeiro minuto do dia, foi realizada uma apresentação piromusical, com queima de fogos em verde e amarelo no Eixo Monumental, em Brasília. Foram cerca de dois minutos de fogos nas cores da bandeira, que dançavam ao som do Hino da Independência. O foi o evento que anunciou a chegada oficial do Bicentenário da Independência.

Desfile


Em Brasília, o desfile na Esplanada dos Ministérios terá início às 9h. A programação inclui apresentações das Forças Armadas, das polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, além da participação dos estudantes dos colégios militares e das escolas públicas do Distrito Federal.


Também participarão do desfile integrantes do Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os chamados pracinhas, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Além deles, o público poderá ver tropas de fuzileiros navais, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, representantes de Tropas Especiais da Força Terrestre e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).


Show aéreo


Durante o desfile, paraquedistas militares saltarão no céu de Brasília e entregarão a Bandeira Nacional ao presidente da República. A Marinha do Brasil participa do desfile aéreo com as aeronaves VF-1, recém-modernizadas. A famosa Esquadrilha da Fumaça também fará uma apresentação ao público.


O Exército Brasileiro virá com quatro modelos de helicóptero, enquanto a Força Aérea Brasileira apresentará formações com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento, com exemplares das mais novas aquisições, além de aviões de instrução da AFA.


Avenida Paulista São Paulo


Avenida Paulista reunirá manifestantes pró-governo no 7 de setembro


Praça da Sé recebe protesto do Grito dos Excluídos, e Museu do Ipiranga reabre para celebrar o Bicentenário da Independência


Data símbolo do bicentenário da Independência do Brasil, o feriado de 7 de setembro será utilizado para a realização de diversas manifestações políticas na cidade de São Paulo. Promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que passou as últimas semanas convocando seus apoiadores para tomarem às ruas nesta quarta-feira, a Avenida Paulista foi escolhida como palco para abrigar bolsonaristas e políticos que integram a base do governo federal. Entre aqueles que já confirmaram presença no ato, estão os deputados federais Coronel Tadeu (PL-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP), o candidato ao governo paulista, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e o postulante ao Senado pelo maior Estado do país, Marcos Pontes (PL).


Centro de Convenções de Atibaia


No Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret" já está acontecendo deste as 10hs de hoje o ato para festejar o bicentenário.


atibaia
Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret"

atibaia
Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret"

centro de convencoes atibaia
7 de setembro em Atibaia



Edição: Bruno Papini




Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
VÍDEOS
  • Branca Ícone Instagram
  • Tópicos
  • message

Receba nossas Notícias e Informações

Obrigado pelo envio!

(c) 2021 Desenvolvido, Direitos reservados à Jornal Estância de Atibaia.

bottom of page